Resenha | Creed – Nascido Para Lutar

creed-nascido-para-lutar-1024x576
É possível ver uma história que seja apenas uma repetição de acontecimentos de histórias já vistas antes, porém termos a certeza de que um novo caminho será traçado? Foi nessa reflexão que saí da sessão de Creed. O filme é um reboot de Rocky, só que não. Na verdade ele é completamente diferente, mas com uma estrutura muito semelhante.

Eu sou um fã ao contrário de Rocky, digo isso porque o primeiro filme que vi foi Rocky Balboa, o que pra muitos foi o último. Desde de então essa franquia entrou no meu coração. E tenho que admitir que o que Creed fez pela franquia Rocky, foi o que O Despertar da Força fez por Star Wars. Ele renovou uma franquia, homenageando toda a franquia, apresentou novos personagens, mas dando importância aos personagens clássicos.

download
Ryan Coogler
e Michael B. Jordan estavam filmando Fruitvale Station – A Última Parada ( ótimo filme por sinal) quando começaram a discutir como seria uma continuação da franquia Rocky, e isto tomou um outro rumo quando eles foram apresentaram as ideias para Sylvester Stallone, que nesse ponto já tinha encerrado a franquia com Rocky Balboa. Bom, já sabemos onde chegaram essas conversas e vamos ver se eles alcançaram seu objetivo.

A trama de Creed – Nascido Para Lutar gira em torno de Adonis Creed, um filho de Apollo Creed (o maior rival de Rocky Balboa), porém ele é fruto de um caso fora do casamento. Além disso nunca conheceu seu pai, visto que ele morreu durante uma luta em Rocky IV. Isto fez com que ele passasse a vida pulando em reformatórios sem se encaixar em uma casa, até que Mary Anne Creed (viúva do ex-campeão) encontra Adonis e o leva para viver em sua casa como parte da família.

Anos se passam e ele se encontra numa vida dupla, entre o emprego formal numa vida de luxo e no México onde ele passa a noite lutando em locais clandestinos. Adonis então decide abandonara essa “sombra” do nome Creed e seguir uma carreira de lutador como Adonis Johnson. Esse caminho o leva a Filadélfia, terra do nosso herói Rocky Balboa, no intuito de ter Balboa como seu treinador nessa caminhada.

Seguindo uma trama parecida com o primeiro Rocky e com Rocky Balboa (filme), o diretor Ryan Coogler consegue fazer com que o filme funcione sozinho. Ele consegue trazer um novo tom para a franquia, as músicas são diferentes, apesar dele fazer um fan service trazendo as clássicas com uma nova roupagem e de maneira muito sutil. As cenas de treinamento continuam ótimas, e a segunda luta é um ES-PE-TACULO, o diretor filmou ela em um plano sequência (cena gravada sem cortes ou com cortes imperceptíves) onde podemos ver a luta pela perspectiva de ambos os lutadores. Simplismente incrível.

creed-michael-b-jordan
Michael B. Jordan
está ótimo no papel principal, e leva o filme junto com Tessa Thompson, que merece todos os elogios que tem recebido. E claro, Sylvester Stallone (SÉRIO, DEEM UM OSCAR PARA ELE, POR FAVOR, NUNCA TE PEDI NADA), o cara está incrível. Parece que ele nasceu para viver o lutador (devo lembrar que o próprio Stallone criou esta franquia), ele se entrega com tudo para este papel e mostra porque esta franquia é tão amada. E chega um momento em que ele consegue até nos fazer “suar os olhos”.

Com todos os méritos Creed consegue fincar seu lugar na franquia e uma sequencia já está em andamento no momento (infelizmente talvez sem a direção de Ryan Coogler :/). Esse novo tom funcionou muito bem, os atores funcionaram muito bem e toda a proposta trazida funcionou perfeitamente. “Ahh Academia, porque esnobastes o filme?”. Cativante, emocionante e empolgante, Creed conquista seu seu espaço e coloca esses grandes talentos no olhar do grande público da melhor maneira possível. Não perca a oportunidade de ver Creed, nos vemos na próxima pessoal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s